No dia 5 de junho, a OVIA reuniu com a Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, num encontro liderado pelo seu Presidente, Dr. Wu Chuangwei.
A reunião teve como objetivo reforçar os laços institucionais entre Oeiras e Hengqin, uma das zonas económicas especiais mais dinâmicas da Greater Bay Area, cuja missão é impulsionar a integração económica entre Macau e o sul da China, promovendo o investimento internacional, a inovação e o desenvolvimento de setores estratégicos como a biotecnologia, economia digital, saúde e tecnologias emergentes.
No mesmo contexto, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a OVIA e a Guangdong Hengqin China-Portugal Economic and Trade Center Operation and Management Company. Este acordo estabelece uma base formal para a cooperação no apoio mútuo à instalação de empresas portuguesas em Hengqin, à promoção de eventos conjuntos e à identificação de oportunidades de investimento em ambos os territórios.
A parceria reforça o posicionamento da OVIA enquanto plataforma europeia para a internacionalização de empresas tecnológicas e inovadoras, potenciando o papel de Oeiras como ponto de ligação privilegiado entre Portugal, a China e os países de língua portuguesa.
Este novo entendimento consolida a presença institucional de Oeiras na Greater Bay Area e abre novas perspetivas para a criação de projetos conjuntos de elevado valor acrescentado, alicerçados em inovação, talento e cooperação internacional.