O Presidente do Conselho de Administração da OVIA, Embaixador António Martins da Cruz, participou no prestigiado Fórum de Cooperação e Desenvolvimento 2025 Portugal-China & Europa-China, num seminário subordinado ao tema “Nova Era e Novas Oportunidades”, realizado no dia 18 de fevereiro de 2025, em Lisboa.
Este evento, organizado pela Câmara de Comércio da China para a União Europeia e promovido pelo Bank of China, bem como pela Associação de Sociedades Chinesas em Portugal (ASCP), reuniu líderes empresariais e institucionais para debater o futuro das relações económicas e comerciais entre Portugal, a Europa e a China. O seminário contou com a presença de reconhecidas figuras do setor económico e diplomático, incluindo o Presidente da Câmara de Comércio da União Europeia para a China, Dr. Jens Eskelund, e Sua. Exa., o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Dr. Zhao Bentang, assim como representantes de grandes empresas chinesas.
A China é um dos maiores investidores globais e um parceiro fundamental para Portugal e a Europa, nomeadamente nas áreas de tecnologia, indústria automóvel, energia sustentável e digitalização da economia. Entre os principais momentos do evento, destacaram-se a apresentação do Relatório de Desenvolvimento das Empresas Chinesas na Europa 2024/2025, que trouxe perspetivas sobre o impacto dos investimentos chineses no continente europeu, e a cerimónia de fundação do Grupo de Trabalho Automóvel da Câmara de Comércio da União Europeia para a China, que reforçou a importância do setor automóvel no crescimento das relações bilaterais.
Para a OVIA, este seminário representou mais uma oportunidade para estreitar laços com investidores e empresários chineses, explorando novas oportunidades de cooperação para empresas de Oeiras e para a dinamização do ecossistema empresarial português, tendo o Embaixador António Martins da Cruz, enquanto figura líder da OVIA, reforçado a importância da colaboração entre Portugal e a China, no contexto europeu, destacando Oeiras como uma porta de entrada para a Europa e um território atrativo para a inovação, ciência e tecnologia, alinhado com as tendências globais de desenvolvimento sustentável e digitalização.
A presença da OVIA em fóruns internacionais desta natureza reafirma assim o seu papel na internacionalização da economia de Oeiras e Portugal na promoção de parcerias estratégicas que beneficiem a região e o país.
