No passado dia 31, o Secretário-Geral da OVIA, Tiago Sousa Dias, marcou presença em reunião no âmbito da elaboração do Plano de Ação e Energia do Clima de Oeiras (PAECO).
Em 2009, Oeiras foi um dos primeiros municípios portugueses a aderir ao Pacto de Autarcas para a energia sustentável, reiterando os seus compromissos nesta área, tornando-se signatário do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima – o qual estabelece novos objectivos e metas em matéria de clima e energia – em 2016.
Presentemente, o Município de Oeiras encontra-se a preparar o PAECO, dando seguimento ao seu percurso para a concretização das metas de descarbonização, e para a adaptação e resiliência do Município face às alterações climáticas.
Com vista a contribuir para o Plano, a OVIA participou conjuntamente com outras entidades que operam directa ou indirectamente na mitigação e adaptação às alterações climáticas, coadjuvando no debate e delineamento de ações e projectos abrangidos por sete eixos estratégicos, e que permitirão alcançar uma redução de 70% de emissões de gases geradores de efeitos e estufa até 2023, tendo como base os valores de emissões de 2008, assim como atingir a neutralidade carbónica em 2050.