No dia 20 de fevereiro, o Vice-Presidente da OVIA, Dr. Pedro Matias, destacou-se pela sua intervenção estratégica sobre a importância do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, no âmbito da realização do Fórum Brasil-Portugal na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Este Fórum, que contou igualmente com a presença de S. Exa. o Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. Luís Montenegro, assim como de outros membros do Governo, apresentou-se como um marco estratégico para o fortalecimento das relações comerciais de Portugal, especialmente no contexto das oportunidades que o Brasil oferece às empresas portuguesas. Este acordo, que visa aumentar a cooperação comercial entre os dois blocos, augura novas oportunidades para as empresas portuguesas, especialmente as dos setores de tecnologia e inovação.
Durante a sua intervenção, Dr. Pedro Matias sublinhou o papel da OVIA como catalisador da inovação e do desenvolvimento sustentável, sendo uma peça chave na promoção das empresas portuguesas no Brasil, ressalvando ainda a importância da colaboração bilateral no fortalecimento das economias de ambos os países, mas também na criação de renovados canais para o desenvolvimento tecnológico e a digitalização, áreas nas quais Portugal se tem destacado e, em particular, o concelho de Oeiras.
Ademais, o Vice-Presidente da OVIA teve uma presença ativa nas discussões sobre a necessidade de mais mão-de-obra estrangeira em Portugal, um tema que tem gerado atenção crescente no país. A escassez de profissionais qualificados, especialmente nas áreas de engenharia e tecnologia, é um desafio crescente para a economia portuguesa. Para o Vice-Presidente da OVIA, atrair profissionais de fora é fundamental para garantir que o mercado de trabalho português continue competitivo e capaz de suportar as crescentes demandas de inovação e transformação digital.
Com a previsão da realização de uma reunião entre a FIESP, a OVIA e a Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito da missão empresarial ao Brasil que decorrerá em março de 2025, a OVIA iniciou assim um trabalho que contribuirá para a construção de novas parcerias e a promoção da internacionalização das empresas portuguesas, particularmente no Brasil.
A colaboração entre a OVIA, a Câmara Municipal de Oeiras e a FIESP tem assim o potencial de gerar oportunidades significativas para empresas de Oeiras e de Portugal que pretendam expandir as suas atividades num dos maiores mercados da América Latina. A missão empresarial proporcionará desta forma um espaço para fortalecer o relacionamento entre os dois países e abrir novos caminhos para o investimento e a troca de conhecimento nas áreas de inovação e tecnologia, entre outras.

