O Vice-Presidente da OVIA, Dr. Pedro Matias, esteve presente na apresentação pública do Programa OEIRAS MAR 2030, que decorreu no dia 13 de Março.
O Programa OEIRAS MAR 2030 foi apresentado na World Ocean Summit, e decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, tendo contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, do Vereador Dr. Pedro Patacho, e demais Executivo Municipal.
O Município de Oeiras juntou-se ao Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar – na World Ocean Summit, com o objectivo de apresentar este novo programa, que consiste numa estratégia municipal que visa acelerar dinâmicas e posicionar o território como um polo relevante de inovação na área da Economia Azul.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, a estratégia apresentada traduz-se no primeiro passo para grandes projectos que serão desenvolvidos no concelho e que têm como premissa principal a sustentabilidade e valorização da Economia do Mar.
“Oeiras é o centro de investigação por excelência e reunir projectos ligados à Ciência e Inovação para serem desenvolvidos no nosso território, aqui ligados ao Mar, é prova da aposta estratégica deste Município nesta matéria”, afirmou.
O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos, Peter Thomson, iniciou a sessão, que também incluiu uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, e do Presidente da Direção do Fórum Oceano, António Nogueira Leite.