O Embaixador António Martins da Cruz, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Presidente da Oeiras Valley Investment Agency, e a sua delegação visitaram a Universidade Municipal de Macau, tendo sido calorosamente recebidos pelo Vice-Presidente Zhou Wanlei. Os convidados visitaram o ambiente do campus e as instalações de ensino, e as duas partes discutiram a plataforma de Macau, o desenvolvimento inovador dos institutos de investigação indústria-universidade China-Europa e a cooperação sino-portuguesa no ensino superior. António Monteiro, Secretário-Geral do Instituto Internacional de Macau, e José Alves, Reitor da CityU Business School, participaram no encontro.
Na reunião, o Vice-presidente Zhou Wanlei apresentou o perfil do campus da CityU a partir de aspectos como políticas escolares, treinamento de estudantes, construção interdisciplinar e direções de desenvolvimento futuro. Afirmou que, em resposta à demanda por suporte de dados de alta qualidade do desenvolvimento industrial, a CityU está activamente a construir instituições de alta tecnologia e qualidade interdisciplinar.
O Reitor José Alves apresentou o desenvolvimento da escola em termos de currículo, corpo docente, rede de antigos alunos da Grande Baía, cooperação regional, etc. Afirmou também que a escola de negócios está enraizada em Macau há muitos anos como uma ligação estratégica entre a China e os Países de língua portuguesa – uma escola de negócios moderna com desenvolvimento inovador e sustentável e foco intercultural. O currículo é projectado para cultivar talentos em todas as disciplinas e melhorar a alfabetização digital e as habilidades profissionais dos alunos.
O Embaixador António Martins da Cruz apresentou o projetco local Oeiras Valley sob os aspectos das vantagens geográficas, dinâmica económica, recursos de I&D e desenvolvimento futuro. Oeiras está localizada na zona oeste da área metropolitana de Lisboa. É a segunda maior cidade não financeira de Portugal. O seu volume de negócios total perde apenas para a capital Lisboa e o seu PIB ocupa o terceiro lugar. É uma cidade altamente desenvolvida em Portugal e na Europa. Oeiras Valley é um projecto apoiado pelo governo municipal. Existem atualmente 24.117 pequenas e médias empresas e 106 grandes empresas multinacionais. Reúne recursos científicos e tecnológicos de classe mundial e visa criar um ecossistema de inovação científica e tecnológica único para Portugal.
Ambas as partes esperam contar com os laços estreitos entre a CityU e a Grande Baía, as vantagens da plataforma sino-portuguesa e os intercâmbios e cooperação entre Macau e a União Europeia para promover intercâmbios académicos de alto nível e cursos co-organizados com universidades no país e no exterior, explorar oportunidades de cooperação indústria-universidade-pesquisa, ajudar os estudantes a inovar e iniciar negócios, e criar uma plataforma internacional de intercâmbio de empreendedores, promovendo o desenvolvimento coordenado da cooperação económica e comercial multilateral, inovação e desenvolvimento económico digital, intercâmbio de estudantes, investigação científica e inovação, etc.
Também estiveram presentes no simpósio o Professor Rui Gomes Pedro, do Centro de Estudos Literários e Científicos Aplicados (CELSA) da Universidade de Sorbonne, em França; José Paulo Esperança, Vice-Reitor da CityU Business School, Professor Xie Dejun, e o Director do Gabinete do Presidente.
Fonte: https://cityu-edu-mo.translate.goog/zh/25mar2024_02/?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=en&_x_tr_hl=pt-PT&_x_tr_pto=wapp