A delegação de empresas liderada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Francisco Rocha Gonçalves, e pelo Presidente do Conselho de Administração da OVIA, Embaixador António Martins da Cruz, visitou a Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin para se inteirar do ambiente empresarial da zona e prosseguir a cooperação entre as duas regiões.
Oeiras alcançou resultados notáveis nos domínios da investigação científica, da incubação de start-ups, bem como da medicina e dos cuidados de saúde, que se alinham com a estrutura industrial de Hengqin. Por conseguinte, estas duas regiões têm uma boa base para a cooperação económica e comercial.
Nos últimos anos, Hengqin tem-se concentrado em impulsionar a investigação e o desenvolvimento tecnológico, a indústria transformadora de alta qualidade, a medicina tradicional chinesa e outras indústrias com a marca de Macau, o turismo cultural, as exposições e o comércio, bem como as finanças modernas, a fim de diversificar a economia de Macau.
Lei Chi Wai, Director do Gabinete de Desenvolvimento Económico da Zona, afirmou que a Zona de Cooperação lançou uma série de políticas preferenciais para apoiar o desenvolvimento industrial e prestar serviços de investimento convenientes às empresas estrangeiras, melhorando gradualmente o ambiente empresarial e as instalações de apoio. Hengqin deu assim as boas-vindas à delegação para convidar mais empresas a investir na Zona e a explorar o mercado da China continental através de Hengqin.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal afirmou esperar aprofundar a cooperação entre Oeiras e Hengqin no domínio da investigação científica, uma vez que Oeiras é uma plataforma importante para a cooperação e intercâmbio de empresas de alta tecnologia entre a China e Portugal, esperando igualmente promover o desenvolvimento de mais empresas de alta qualidade, cultivar mais jovens talentos e trabalhar com a Zona de Cooperação para procurar novas oportunidades de desenvolvimento.
O Presidente do Conselho da OVIA, Embaixador António Martins da Cruz, afirmou que esta visita foi um bom começo para construir uma ponte de diálogo e intercâmbio entre Oeiras e Hengqin, esperando poder explorar mais canais de cooperação para promover os intercâmbios entre as duas partes, dando igualemente as boas-vindas a mais investidores da Zona de Coperação para visitarem Oeiras e promoverem a cooperação económica e comercial.