Logo Ovia 3

OVIA reúne com Fundo de Cooperação China – PLP para reforçar colaboração estratégica no espaço lusófono

Numa reunião de alto nível, a OVIA reuniu com o Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fundo China – PLP), no dia 3 de junho.

A delegação da OVIA foi recebida pelo novo Diretor da empresa gestora do Fundo, Dr. Zhang Jian, contando ainda com a participação de responsáveis operacionais baseados em Macau. A reunião visou aprofundar as relações entre as partes e explorar oportunidades concretas de colaboração no contexto da cooperação sino-lusófona.

Durante o encontro, foram destacados os principais eixos de atuação do Fundo, que conta com um capital de 10 mil milhões de dólares e tem como missão apoiar projetos empresariais promovidos por empresas chinesas, incluindo de Macau, nos países de língua portuguesa. Desde a sua criação, o Fundo já investiu em 11 projetos, totalizando cerca de 570 milhões de dólares.

A OVIA reiterou a importância de Portugal, e particularmente de Oeiras, como porta de entrada estratégica para empresas chinesas na Europa e como ponte para os mercados lusófonos. Foram discutidas formas concretas de interação, incluindo a possibilidade de realização de reuniões do Fundo com empresas portuguesas em território nacional, bem como a apresentação de projetos empresariais chineses em Portugal.

A Agência convidou formalmente o Fundo China – PLP a participar em eventos estratégicos já agendados: a reunião da BlueTech com o Fórum Oceano, em julho, e o encontro internacional sobre economia azul, a realizar-se em outubro, em Macau, ambos com a presença prevista de representantes de empresas da Greater Bay Area e de países lusófonos.

O Fundo acolheu positivamente os convites e demonstrou interesse em participar nas iniciativas, bem como em aprofundar o diálogo com empresas portuguesas com presença internacional, nomeadamente nos PALOP. A OVIA e o Fundo manifestaram ainda a intenção de organizar um encontro futuro na sede do Fundo, em Pequim.

Esta reunião decorreu na sequência da primeira apresentação institucional da OVIA ao Fundo, durante o Seminário sobre a Cooperação Sino-Portuguesa no Mercado Estrangeiro, realizado em junho de 2024 e promovido pelo Ministério do Comércio da República Popular da China, com organização da Shanghai Business School.

Sign-up for our newsletter