Logo Ovia 3

Depois do futebol, Oeiras terá uma Cidade do Padel com 17 campos

O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Oeiras e vai mesmo avançar, divulgou a Federação Portuguesa de Padel.

É o desporto da moda e, caso não seja um adepto da modalidade, certamente tem um amigo ou colega que adia encontros porque não pode faltar aos treinos e jogos marcados. O padel tem vindo a crescer nos últimos anos, não só conquistando novos espaços nos clubes desportivos e ginásios, mas também a preferência dos atletas amadores.

A febre do padel, que poderá vir a integrar os Jogos Olímpicos em 2032, como lhe contámos neste artigo, também chegou a Oeiras, há alguns uns anos, com a abertura de espaços dedicados a este desporto. Em 2017, foram criados campos da modalidade no Complexo Desportivo do Clube Escola de Ténis de Oeiras. Em 2021, foi inaugurado o Oeiras Padel Academy, em Porto Salvo, que tem promovido torneios solidários anualmente. Mais recentemente, no início de 2024, o novo Solinca de Linda-a-Velha incluiu dois campos de padel. E estes são apenas alguns exemplos.

No entanto, a presença do padel no concelho de Oeiras, vai subir de nível. Depois da famosa Cidade do Futebol, o Jamor vai receber também uma Cidade do Padel. O projeto vai mesmo avançar, depois de ter sido aprovado pela Câmara Municipal de Oeiras, como divulgou a Federação Portuguesa de Padel na última quinta-feira, 18 de julho.

“A Federação Portuguesa de Padel congratula-se por poder informar os seus filiados relativamente à aprovação do projeto de arquitetura da Cidade do Padel. Depois de um longo percurso, trilhado para garantir que o projeto, apresentado junto da Câmara Municipal de Oeiras, cumpria com todos os requisitos exigidos pela legislação e pelo Município, está ultrapassada mais esta etapa rumo à concretização de um sonho que, concretizado, dotará o padel nacional de um complexo sem paralelo no mundo”, partilhou a Federação.

Esta notícia chega no seguimento da assinatura do contrato de exploração da Cidade do Padel, formalizado em setembro de 2023, pelo presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, pelo presidente da Oeiras Valley Investment Agency, António Martins da Cruz, pela Federação Portuguesa de Padel, e pela Smooth Odissey Lda, empresa detida por Filipe de Botton e Cristiano Ronaldo.

“Em causa está a mais importante infraestrutura dedicada ao padel português na história da modalidade, com a construção e criação de um complexo que será alvo um investimento superior a cinco milhões de euros, e que deverá estar concluído no primeiro semestre de 2025”, referiu a Federação, na altura do acordo.

A Cidade do Padel será, assim, construída no Vale do Jamor, junto ao Estádio Nacional. O projeto propõe uma infraestrutura bastante ambiciosa. Ora, vamos a números: serão 17 campos de padel, 11 dos quais cobertos, num complexo de 15 mil metros quadrados.

O espaço terá um court central com capacidade para montar bancadas amovíveis para mais de dois mil espectadores e um centralito onde poderão ser montadas bancadas amovíveis com 500 lugares. O objetivo é que possa, futuramente, receber eventos como campeonatos europeus e mundiais da modalidade. Além dos campos, vão ali nascer diversos equipamentos de apoio, como um restaurante, um ginásio, salas de fisioterapia, entre outros.

O novo equipamento vai acolher, ainda, a sede da Federação Portuguesa de Padel, que assim terá “infraestruturas capazes de potenciar a realização de ações de formação e desenvolvimento em todos os escalões da modalidade, bem como dotar o concelho de Oeiras de uma estrutura aberta a toda a comunidade do padel, incluindo a população jovem de Oeiras, o padel escolar de Oeiras, ou todos aqueles que querem fazer desporto e viver uma vida saudável”, refere a Federação. A Federação anunciou também que a obra deverá arrancar nos próximos 60 dias. Se é fã da modalidade, leia este artigo para conhecer a coleção da marca oeirense Missus, totalmente dedicada a este desporto, e conheça também a raquete de padel mais cara do mundo, com assinatura portuguesa.

Fonte: New In Oeiras

Sign-up for our newsletter